ProconSM e UFSM inauguram Balcão do Consumidor em Camobi para reforçar direitos e mediação

*com informações da prefeitura de Santa Maria

ProconSM e UFSM inauguram Balcão do Consumidor em Camobi para reforçar direitos e mediação

Foto: João Vilnei (PMSM/Divulgação)

Projeto de extensão, fruto de convênio entre Prefeitura e Universidade, inicia atendimento experimental para a comunidade universitária e moradores do Bairro Camobi

Teve início na terça-feira (18), em caráter experimental, as atividades do Balcão do Consumidor em Camobi. O projeto de extensão, fruto do convênio entre a prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidores (ProconSM), e em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possibilita atendimento presencial e online para a comunidade universitária e para os moradores do Bairro Camobi. A iniciativa, que funciona na sala 6, junto ao posto de combustível, na Avenida Roraima, é fundamental para o aprendizado prático dos acadêmicos de Direito da UFSM, que integram o projeto de extensão e são responsáveis pelo atendimento.

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— O Balcão do Consumidor na UFSM vem ampliar o nosso sistema municipal de proteção e defesa do consumidor, oferecendo um espaço importante de atendimento presencial e online em uma região estratégica da cidade. Esta é uma política pública essencial que, além de qualificar o serviço ao cidadão, proporciona experiência e excelência aos nossos acadêmicos. Que esta parceria sirva de incentivo a outras instituições de ensino do Estado e do Brasil — destaca a auditora fiscal e coordenadora executiva do ProconSM, Marcia da Rocha.

Conforme explica a professora do curso de Direito da UFSM e coordenadora do projeto de extensão, Daniela Richter, o Balcão do Consumidor funciona como uma ferramenta de mediação ágil e menos custosa, ajudando a solucionar problemas como vícios em produtos, questões contratuais e superendividamento.

— O Balcão do Consumidor oferece orientação, registro de reclamações e a busca de soluções administrativas para conflitos de consumo sem a necessidade de um processo judicial. Isso facilita o acesso dos consumidores a seus direitos. É um serviço que visa, sobretudo, oferecer suporte e orientação aos consumidores em situações de vulnerabilidade, tornando o serviço mais acessível para toda a população da região de Camobi — explica Richter.

Serviço

  • Endereço: o balcão funciona na sala 6, junto ao posto de combustível, na Avenida Roraima, 1.000
  • Dias e horário de funcionamento: às terças, quartas e quintas-feiras
  • Horários: das 8h30min às 10h30min e das 14h30min às 16h30min. 

O atendimento presencial é mediante agendamento pelos telefones: (55) 920007958 ou 55 3174 1556. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp: (55) 920007958.


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